Friday, June 11, 2010

AGRIÃO: Benefícios e uso medicinal

O Agrião é uma planta conhecida e apreciada desde a mais remota antiguidade. è um vegetal riquíssimo em vitaminas e sais minerais. Nele se encontra cinco vezes mais ferro do que na couve, na alface, e no salsão. Mesmo sobre o espinafre, o agrião leva vantagem, pela maior quantidade de ferro que encerra.

Receita do suco de agrião com mel:

Lave o agrião em água corrente e passe na máquina de moer. Quando convertido em massa estenda sobre um pano e esprema bem.Para 300 gramas de suco de agrião, acrescenta-se 300 gramas de mel de abelha, mexendo bem. Guarda-se em frascos bem tapados. Toma-se uma colher de sopa 4 vezes ao dia.

Como qualquer verdura destinada a ser comida crua, o agrião deve ser lavado com cuidado todo especial, em água corrente, a fim de evitar qualquer infecção que possa trazer das águas onde cresce. Como medida preventiva, recomenda-se deixar de molho em água com limão durante uns 20 minutos.

Uso Medicinal

É uma planta conhecida, boa para saladas. Deve-se usá-la crua, porque, quando cozida, suas propriedades medicinais se perdem.O agrião contém um óleo essencial, iodo, ferro, fosfato e alguns sais.

Seu uso prolongado tem eficaz efeito depurador do sangue e antiescorbútico. Emprega-se também como ótimo remédio contra a atonia dos órgãos digestivos; como estimulante no escorbuto, escrofulose e raquitismo; como diurético nas hidropisias, nas enfermidades das vias urinárias, nos cálculos; como expectorante nos catarros pulmonares crônicos; como desopilante do fígado. Tomam-se, diariamente, 3 a 4 colheres de sopa de suco de agrião puro ou diluído em água.

O agrião convém aos diabéticos, porque encerra poucos princípios amiláceos.Aplicado, em cataplasma, sobre úlceras, apressa sua cicatrização.Em resultado de algumas experiências, atribuem-se ao agrião propriedades antídotas dos efeitos tóxicos da nicotina.O suco desta planta, misturado com mel, dá um bom xarope para combater a bronquite, tosse, tuberculose pulmonar.Os que sofrem de ácido úrico, em virtude de terem comido muita carne, especialmente carne de porco, toucinho, salsichas, etc, devem comer diariamente uma salada de agrião.

Eis uma boa receita: Escolha uns punhados de agrião, em quantidade suficiente para encher um prato. Lave-o bem. Tempere com limão, azeitonas, um pouco de azeite e um pouco de sal. Pronto, está aí um prato fácil e rápido.A cura desejada - bem entendido - só se alcança sob a condição de se remover completamente a causa do ácido úrico, a saber, as condenadas substâncias venenosas que acima mencionamos, e que erroneamente soem ser chamadas "alimento".

Uso Medicinal do agrião ( Modo de usar)

Usado em saladas cruas, o agrião ajuda na limpeza do fígado, limpa os rins de areias e cálculos, combate o reumatismo, a gota, o artritismo, a inchação das glândulas, a debilidade do coração e dos nervos.O agrião convém aos diabéticos, porque encerra poucos princípios amiláceos.

O agrião contem apreciável quantidade de iodo, elemento indispensável ao organismo humano e cuja falta perturba o funcionamento da glândula tireóide. Os que sofrem de ácido úrico, em virtude de terem comido muita carne, especialmente de porco, toucinho, salsichas etc., devem comer diariamente uma salada de agrião.

Eis uma boa e simples receita: escolhe-se um punhado de agrião, em quantidade suficiente para encher um prato. Lava-se em água corrente, tempera-se com limão, um pouco de azeite e um pouquinho de sal. se quiser, pode acrescentar fatias de tomate ou azeitonas. Se for acrescentado azeitonas, dispensar o azeite. É importante que se evite o uso de gorduras, mesmo da “boa gordura” como é o caso do óleo de oliva.

O suco de agrião da dose de 60 a 150 gramas por dia, tem a propriedade de melhorar as bronquites crônicas.Esse suco também é bom para dismenorréia ( menstruação dolorosa),amenorréia (ausência de menstruação ), falta de apetite, debilidade cardíaca,debilidade geral, hepatite, acne, impurezas do sangue, vermes tuberculose etc.Misturando-se o suco de agrião com mel, obtém-se um xarope excelente para combater a tosse, bronquite e tuberculose pulmonar.


OFERECIMENTO: http://www.radiofazbem.com/

No comments:

Post a Comment

Post a Comment