Thursday, June 10, 2010

Você sabe quais as principais diferenças entre os cultivos: ORGÂNICO e HIDROPÔNICO?

O cultivo orgânico é um ótimo processo de cultivo baseado em uma série de regras e cuidados relacionados ao plantio, ao manejo, a nutrição das plantas, e aos defensivos. O produtor precisa obter um selo de certificação orgânica para poder vender seus produtos com a nomenclatura orgânica.

Já a cultura hidropônica é uma cultura que substitui o uso do solo por água, e é cultivada em ambiente protegido. Todos os nutrientes são adicionados na água, que precisa necessariamente estar limpa e com o seu Ph e sua condutividade em perfeito equilíbrio. Existem 3 tipos principais de cultivo hidropônico: 1) Em mesas com água corrente 2) por flutuação 3) por gotejamento.

Ambas as técnicas são muito eficientes e perfeitamente seguras e saudáveis. Um dos pilares principais de ambas é a NUTRIÇÃO DAS PLANTAS. Em pessoas, um corpo saudável, protegido e bem nutrido, está menos suscetível a doenças. Com plantas acontece o mesmo. Por isso tanto o método orgânico quanto hidropônico são ótimas alternativas. Você não sai tomando remédio sem necessidade, certo? O mesmo acontece nas duas alternativas de cultivo. Ainda assim, a cultura orgânica tem seus rígidos procedimentos para proteger as plantas dependendo do tipo de doença, praga ou fungo. O método hidropônico vale-se da proteção das estufas para garantir menor incidência de ataques, doenças e fungos. Existem defensivos verdes e orgânicos para casos mais extremos que são utilizados nas duas metodologias.

Os produtores orgânicos são críticos da hidroponia pela técnica em geral, a começar pela falta de certificação, manipulação, ausência do solo, e adição dos nutrientes. Os produtores hidropônicos criticam os orgânicos pela ineficiência do processo, e os riscos que um país tropical, como o Brasil, oferece a este tipo de manejo, uma vez que a incidência de pragas é maior que em países de clima temperado. Fora isso, o método orgânico requer áreas muito maiores que o método hidropônico.

Somos produtores hidropônicos em Sorocaba (Hidroponia Palo Palo). Nosso vídeo no Youtube é 1º na lista quando se busca vídeos ligados a hidroponia:

http://www.youtube.com/watch?v=16BbyOnQVME

Resumindo, tanto os hidropônicos quanto os orgânicos apresentam grandes qualidades. Cada um dentro da sua filosofia, mas sem dúvida, muito superiores que os produtos convencionais (“da terra”).

1 comment:

  1. Olá.. Gostaria de entrar em contato com vocês! Tem algum telefone? Meu pai esta trabalhando com hidroponia e eu gostaria de tirar algumas dúvidas! Vou deixar meu email: melinafayad@hotmail.com
    Obrigada,
    Melina

    ReplyDelete